O Início do Fim da Caça às Baleias 31/12/2010

Hoje entramos numa área repleta de icebergs e growlers (pedaços de icebergs pequenos o suficiente para não serem vistos até estarem bem próximos do navio, mas grandes o suficiente para danificar o casco do navio). Pela manhã, passamos ao lado de um iceberg com mais de dois quilômetros de extensão. Um growler pode ter o tamanho de uma bicicleta, de um carro, de um caminhão ou até de uma casa (o primeiro pode ser ignorado, mas a partir do tamanho de um carro pode causar danos importantes). A região por onde estamos navegando está repleta deles.


No início da tarde de hoje, durante o meu plantão na Ponte de Comando, recebemos a notícia pela qual vínhamos esperando nos últimos dias enquanto varríamos o extremo Sul do planeta com nossas três embarcações: o Bob Barker (segundo navio da frota da Sea Shepherd) informou ter interceptado um dos navios arpoeiros da frota japonesa, que estaria fugindo em meio ao gelo. Mudamos imediatamente o curso de navegação do Steve Irwin para a região onde o Bob Barker informou estar perseguindo o navio baleeiro. Cerca de quatro horas mais tarde, localizamos em nosso radar o segundo navio arpoeiro, que por sua vez passou a nos perseguir.

O navio mais vulnerável da frota japonesa é o navio-fábrica, Nishinmaru. Esse navio processa e armazena a carne das baleias abatidas pelos navios arpoeiros, transformando esses encantadores animais em pequenas caixas de carne congelada em menos de uma hora. Quando o Nishinmaru é localizado para ser perseguido e atacado, os navios arpoeiros param de caçar, pois a carne deve ser transferida para o navio-fábrica em menos de uma hora ou ela não pode mais ser processada.

Portanto, a estratégia usada por eles é sempre a de nos afastar do navio-fábrica. Quando estão sendo perseguidos, fogem para longe do navio-fábrica. Quando estão nos perseguindo, informam o navio-fábrica sobre nossas coordenadas para que ele possa se deslocar para outra direção.
                          

Enquanto o Bob Barker perseguia o primeiro navio arpoeiro e o Steve Irwin mantinha o segundo na sua traseira há quatro milhas náuticas de distância, o helicóptero decolou do Steve Irwin para uma missão de localização do navio-fábrica, vasculhando a região por cerca de 80 minutos a uma distância de 50 milhas, mas sem sucesso. Pouco antes de o helicóptero retornar ao Steve Irwin, o Capitão Paul Watson ordenou que o Steve Irwin parasse para aguardar a aproximação dos outros navios da nossa frota.

Hoje foi o dia mais agitado da missão até o momento. Fiz um turno de 12 horas de trabalho, pois tive que cobrir o horário de outra tripulante, que foi justamente o turno quando recebemos a notícia sobre a localização do primeiro arpoeiro.


Pelo horário da Nova Zelândia, que é o horário que estamos usando a bordo, agora são 23h30 do dia 31 de dezembro de 2010. A apenas 30 minutos do início do novo ano, estou no meu plantão na Ponte de Comando e permanecemos parados, com o navio arpoeiro igualmente parado e ao alcance da nossa vista (a quatro milhas náuticas de distância). Continuamos aguardando a aproximação do Bob Barker para darmos seguimento à estratégia definida pelo Capitão Paul Watson.

Essa é a primeira vez em sete anos de campanha que a frota baleeira japonesa é localizada antes de ter matado uma única baleia, o que não apenas é uma ótima notícia para as baleias, mas é também um excelente início para a fase de engajamento da campanha. Que esse novo ano seja o ano em que e última frota baleeira passou por águas Antárticas!

Agora vamos deixar nossos postos por alguns momentos para nos encontrarmos no Deck e comemorar a chegada do Ano Novo (e quem sabe deixar a frota japonesa preocupada com a nossa movimentação). O dia já está claro e comemoraremos no frio de dois graus Celsius negativos com sensação térmica de onze graus Celsius negativos devido ao vento. Nossos copos estarão preenchidos com os fragmentos de um iceberg, recolhidos mais cedo pelo helicóptero que pousou em um iceberg e recolheu um fragmento para a tripulação celebrar a chegada do novo ano. Antes de se desprender da camada de gelo que circunda o continente gelado para lentamente se juntar às águas do Oceano Antártico (ou para ser ingerida durante a nossa celebração), a água que compõe esses fragmentos permaneceu intocada por mais de 10 mil anos.

Nesse momento que marca a chegada do Ano Novo, essa água será despertada para batizar o início da nossa ofensiva, desejando uma entrada de ano excelente a todos a bordo do Steve Irwin, Bob Barker e Gojira, e uma entrada de ano perturbadora a todos a bordo dos navios da frota baleeira, pois assim já estarão se preparando para o que os aguardará amanhã quando dermos início aos jogos.

Feliz Ano Novo a todos!



16 comentários:

  1. Incrivel Ju!! Feliz ano Novo pra vc e a todos os tripulantes que se disponibilizam desta forma para lutar essa guerra. Como sempre...orgulhosa de vc.
    bjs
    Erika

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma inveja saudável aqui rsrs Eu iria sem pensar numa empreitada dessas. Parabéns por representar o Brasil nisso!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos vcs que possuem essa coragem.
    Sinto imensa gratidão por todos os seres que vcs conseguem salvar.
    Que todos o Deuses os protejam!!!

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo! Desejo toda a sorte do mundo e mando todas minhas energias positivas desse momento! Minhas esperanças com a causa animal melhorou muito nos últimos tempos, pois muitos amigos meus têm virado vegetarianos. Logo logo todos serão. Lutaremos com força!!!

    ResponderExcluir
  5. Sensacional Ju, sempre orgulhoso do meu primo!!
    Abraçao e sorte
    Ricardo

    ResponderExcluir
  6. Oi, George. Que a missão tenha o maior sucesso possível, estamos acompanhando cada narrativa. Coragem aí.
    bjs
    Naza

    ResponderExcluir
  7. Força para todos vcs!
    E sucesso contra os assassinos.

    ResponderExcluir
  8. Que as Forças da Natureza estejam com vocês !! Vibrações de Luz e Amor de todos os cantos do Planeta !!! Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  9. Cara, fiquei muito feliz de receber essa notícia de tantos brasileiros nessa tripulação valorosa!!

    Força aí, e quanto aos japoneses, at them boy! Give'em hell!!!

    ResponderExcluir
  10. Ju, Feliz ano novo e parabens pela luta!
    Abraço do seu irmao!
    Luti

    ResponderExcluir
  11. Excepcional trabalho George em defesa das pobres indefesas baleias de nosso planeta. Que Deus proteja e dê todas as forças para vc´s continuarem com essa missão fantástica em defesa de um mundo melhor! Lindo trabalho, parabéns a todos!!! Abraços com muita torcida!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  12. Aí, GG, Feliz Ano Novo bem gelado!
    Boa sorte aí amigo, tenha fé que tudo vai dar certo! Estamos muito orgulhosos e torcendo por ti.
    Grande abraço,
    Jurelson e Kelly

    ResponderExcluir
  13. Parabenssss por mais essa lutaaaa..
    absss
    Juliano amigo do Luti.

    ResponderExcluir
  14. George, vc e' realmente sensacional, sempre surpreendendo, acompanho o seu trabalho ha anos e admiro a pessoa que e', centrada, equilibrada, justa, inteligentissimo. Vc e' um ser humano especial e merece estar nesse barco. Espero que se recupero logo dos enjoos, para poder aproveitar cada momento ao maximo.

    ResponderExcluir
  15. hey george! que noticia boa saber que vc esta a bordo! eu estou participando da SSCS aqui na Italia, onde estou morando, e dois grandes amigos meus estao a bordo ai com vc, Raffa e Josh, eles estao no Steve Irwin. E tambem tem a Barbara, que eu nao conheco pessoalmente mas nos falamos sempre por chat. boa sorte ai e vou acompanhando por aqui! abracos!
    marcos

    ResponderExcluir