Continua a busca pelo navio-fábrica (Nishinmaru), nosso alvo maior, pois quando for encontrado representará o final da possibilidade de caça para todos os navios da frota. Continuamos com os navios arpoeiros Yushinmaru número 3 e Yushinmaru número 2 seguindo atrás do Steve Irwin e do Bob Barker, respectivamente, mantendo cerca de 6 milhas de distância. Apesar dessa perseguição dificultar a nossa aproximação do Nishinmaru, já que por mais que estejamos nos dirigindo na rota certa a nossa posição é informada pelos navios arpoeiros e ele consequentemente ajusta a sua rota, é certo ao menos que esses dois navios não estão caçando. Resta saber se o Yushinmaru número 1 e o navio-fábrica têm estado suficientemente ocupados fugindo ao ponto de não poderem parar para caçar. Tudo indica que sim.
Foto por Adam Lau |
Ontem o Gojira fez uso de uma nova arma que auxiliará na localização do Nishinmaru e que permanecia em segredo até o agora. Ele lançou ao ar um balão meteorológico equipado com câmera fotográfica e radar, capaz de captar informações num diâmetro de 150 milhas náuticas, enviando-as para os computadores a bordo da embarcação. O Gojira continua livre do rastreio dos navios japoneses enquanto busca pelo navio-fábrica.
Foto por Simon Ager |
Foto por Simon Ager |
Hoje pela manhã os barcos pequenos do Bob Barker, nomeados Farley e Hunter, atacaram o Yushinmaru número 2 com bombas de fumaça. O navio japonês reagiu lançando sobre os ativistas seus canhões d’água. A ação foi bem-sucedida na medida em que deixou o navio arpoeiro há mais de 50 milhas de distância, o suficiente para perder o Bob Barker do seu radar. No entanto, enquanto a tripulação rumava de volta ao Bob Barker que estava a mais de 80 milhas de distância (algumas horas de navegação contra o vento gelado em águas minadas com growlers após estarem encharcados pelos canhões d’água), um dos barcos pequenos sofreu danos e o Bob Barker teve que retornar para resgatá-lo, sendo novamente localizado pelo radar do Yushinmaru número 2. Em um comunicado à imprensa, a frota japonesa pediu (mais uma vez) a intervenção dos governos da Austrália (porto mais próximo) e Holanda (país de registro do Steve Irwin) no sentido de impedirem as ações que eles classificam como “criminosa”.
Foto obtida no site do ICR |
Foto obtida no site do ICR |
Foto obtida no site do ICR |
A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, enviou na semana passada um comunicado público à tripulação da Sea Shepherd solicitando que “certifiquem-se de que todos estejam seguros nessa região remota, perigosa e muito inóspita do planeta”. Líderes do governo australiano pedem que navios do Departamento de Imigração sejam enviados à região e o líder do Partido Verde, Bob Brown, pede que sejam enviados “monitoramento aéreo e presença militar para documentar em vídeo a atividade de matança das baleias e mostrar ao mundo”.
Ao final da tarde, uma aeronave da força aérea neozelandesa equipado com instrumentos de monitoramento (uma espécie de radar que pode ser notado à distância característico de aviões militares dessa natureza) sobrevoou o Steve Irwin e, poucos minutos depois, o Bob Barker. Naturalmente, a posição da frota da Sea Shepherd não é segredo para eles, assim como não deve ser segredo a posição do navio-fábrica da frota baleeira japonesa.
Assista ao vídeo gravado pela frota baleeira japonesa referente à ação com bombas de fumaça (vídeo obtido no site do ICR):
Fala George, como se tá meu velho...???
ResponderExcluirQuando voltas???
Meus elogios a vc e a todos do Sea...
Cuidados e bom senso é o que desejo a todos!!!
Vi uma reportagem na folha online hoje, achei bem sinistra... Esses baleeiros são do mal...
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/871766-na-antartida-brasileiros-tentam-evitar-abate-de-baleias.shtml
Fica com Deus
Obs. O veddas-conscientiza continua....
att,
Marco Túlio
Fala George!!!
ResponderExcluirBoas notícias ...
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,e-o-fim-da-industria-baleeira-no-japao,676881,0.htm
att,
Marco.
NELI
ResponderExcluirMEU ISSO É TUUUUDOOOOOOO!!!!!
SOU VEGETARIANA A DOIS ANOS...E SOU PROTETORA DOS ANIMAIS TAMBEM. ABRAÇOS E MUITA FORÇA