Monotonia em Meio à Ação 16/01/2011

Foto por George Guimarães
Os dias a bordo do Steve Irwin se alternam entre dias de ação intensa e dias que parecem um longo jogo de espera, exercício de paciência. Nos dias do segundo tipo, a rotina nesse ambiente caracteristicamente confinado ajuda a manter a ordem. A escala de trabalho é de 4 horas de trabalho seguida de 8 horas de folga, duas vezes ao dia. Não temos dias de folga, ou seja, trabalhamos sete dias por semana, o que é ótimo, pois não poderíamos mesmo fazer qualquer outra coisa além daquilo que já fazemos nos intervalos entre cada turno. Aliás, não temos dias da semana, já que tudo acontece da mesma maneira esteja o calendário marcando segunda-feira ou domingo. Ter um dia de folga para poder dormir 8 horas seguidas seria ótimo (ainda não me acostumei com essa rotina de ter que cochilar de tarde, só consegui fazer isso cinco vezes até hoje), mas ter outras 16 horas livres no dia seria entediante! O que podemos fazer é ler, escrever, participar das sessões de cinema após o almoço determinadas pelo Capitão ou das sessões de cinema noturnas determinadas pela tripulação. Dessa última eu não participo porque o meu turno noturno começa às 8 da noite. O contato com o mundo externo é por meio de um endereço de e-mail compartilhado, no qual todo o conteúdo enviado é monitorado (lido) antes de ser liberado pelo Oficial de Comunicações ou outro Oficial, o que pode levar dias para acontecer. Não temos acesso à internet de outra forma, o que não apenas nos priva de acessar notícias do que se passa fora do navio, mas também impossibilita a ocupação que a navegação (virtual) proporciona. Aproveito para esclarecer que esse blog está sendo atualizado por meio do envio de textos e imagens através desse e-mail compartilhado, por isso muitas vezes há demora na atualização do conteúdo.


Manter um ritmo saudável em um ambiente confinado onde temos apenas duas áreas por onde podemos circular livremente é um desafio importante. Esses lugares são a cabine e a Mess. A cabine é pequeníssima e faz muito frio, por isso não é confortável passar por muito tempo nela. A Mess, área de convivência onde fazemos nossas refeições, assistimos televisão ou sentamos para descansar ou passar o tempo é sempre movimentada, o que em alguns momentos é bom e em outros nem tanto, dependendo do que se está buscando. Outras áreas, como o convés (deck) e a Ponte de Comando têm circulação restrita fora do horário do turno de trabalho, mas eventualmente podem estar livres dependendo do clima e da atividade em andamento naquele momento. Outra parte do tempo é ocupada lavando roupas, tomando banho (o que não ocupa tanto tempo assim já que o tempo de duração máximo permitido é de 3 minutos e... jogando xadrez contra o computador.

Foto por George Guimarães

E por falar em rotina, tenho um pedido a fazer. Se alguém puder enviar um albatroz portando um MP3 player (eu li hoje que os albatrozes podem voar mais de 1.000 km por dia), avise que informarei as coordenadas para a entrega. Eu geralmente fico bem com o silêncio. A necessidade pelo MP3 player é para sana uma emergência. Preciso de algo para sobrepor com qualquer ruído (sério, qualquer ruído) as músicas francesas que uma das tripulantes insiste em tocar durante os turnos na Ponte de Comando... ninguém merece escutar várias horas de música francesa ao dia! Ah, sim, enviem também frutas frescas, muitas frutas frescas (albatrozes são comumente vistos voando em bandos), dessas que precisam ser consumidas até dois dias após serem colhidas, frutas tropicais, com sabor de clima quente: seriguela, umbu, cajá, pitanga, graviola... se bem que até mesmo um tomate fresco já faria uma grande diferença.

Foto por George Guimarães

Nosso mundo além do navio é uma rica imensidão vazia. Para qualquer lado que se olhe, vemos água até onde a vista alcança, exceto pelo eventual iceberg, albatroz ou grupo de baleias, que nos lembram o motivo que nos trouxe aqui. Apesar de todos os inconvenientes da vida a bordo, nesse exato momento o vazio que costuma ocupar a linha do horizonte é quebrado pela presença de um navio-tanque à frente e dois navios arpoeiros atrás, o que me dá a certeza de ter tomado a decisão certa quando escolhi estar aqui.

Foto por George Guimarães

Foto por George Guimarães

Foto por George Guimarães

8 comentários:

  1. Boa sorte com os navios japoneses e com a música francesa!!
    Muita torcida aqui por vocês.

    ResponderExcluir
  2. George boa sorte e continue com a "garra" brasileira ! ...a Mãe Natureza, que aqui no brasil anda "dando o troco" no "homo sapiens" precisa de todos vocês.

    ResponderExcluir
  3. Ow véio, vcs nunca pensaram em colocar o químico fedorento lá num tanque no helicóptero e tacar lá de cima no navio fábrica?

    ResponderExcluir
  4. Cara, é muito louco saber que e-mails particulares são lidos por um Oficial responsável!!! Vendo o reality da Discovery - "ativismo espetáculo" que nem Debord poderia imaginar! - já não tinha gostado do jeito que o alto escalão lida com os subalternos com opiniões discordantes. (Teve um cara que foi praticamente expulso do navio...) Assim é difícil acreditar que um mundo melhor irá surgir enquanto a vanguarda se basear em estruturas militares!

    ResponderExcluir
  5. George, continue com o trabalho do bem! Fico feliz em saber que ainda há pessoas como vc, dispostos a fazer uma "guerra" para proteger o que temos de mais precioso, a mãe natureza!
    Parabéns pelo trabalho!!!
    Júlia Chiari

    ResponderExcluir
  6. Força, muita força para vocês !! É disso que os animais não humanos precisam, de muita força e determinação de humanos sensíveis à sua dor !

    ResponderExcluir
  7. George, estou orgulhosa de voce nos representando; não se atormente com as regras, apenas as siga, em situações especiais a indisciplina e a falta de comando nos leva à derrota.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  8. puts.. eu n sei se isso eh vontade normal, mas eu qria estar ai. ja vi o documentário que passava na tv várias e várias vezes, ficava me imaginando ai. sei lá, as vezes parece que só sendo vegetariana e ajudando aqui do jeito q da não eh o suficiente, mas tb me pergunto, sera q sentiria isso ai tb? acho que a vontade de ajudar eh maior do que a realidade permite. enfim! boa sorte para vocês.

    ResponderExcluir