Preparativos 28/12/2010



Foto por George Guimarães


Já passamos por climas diferentes (sol, névoa, chuva, garoa, frio...) e já participei de tarefas diversas no deck. O lançamento do barco Delta é provavelmente a tarefa mais perigos que realizamos a bordo. Há dois anos, o barco virou durante o lançamento e os quatro tripulantes do Delta foram lançados na água gelada com o navio em movimento, uma situação de alto risco. O lançamento sempre é feito com o navio em movimento e por isso é tão delicada. Cerca de 10 pessoas são necessárias para colocar o barco Delta na água usando um guindaste (o barco pesa 1,5 tonelada), cordas e uma técnica que foi aperfeiçoada ao longo dos anos. O tempo médio para lançamento é de 15 minutos, sendo 10 minutos o tempo recorde. Entre as tantas tarefas que realizadas pelo Delta está a de resgate no caso de alguém cair na água.

Se uma pessoa  cai  na água na   Antártida   sem  a roupa  adequada   (chamada Mustang Suit) o tempo estimado de sobrevivência é de dois minutos. Ao menos o barco chega a tempo para resgatar o corpo... Se a pessoa estiver vestindo a Mustang Suit, o tempo de sobrevivência é aumentado, mas até esse momento é apenas a tripulação que está a bordo do barco Delta que veste a roupa. Eu a vesti em raras ocasiões onde o trabalho no deck estava impossibilitado devido ao frio e vento que superavam a capacidade de proteção das roupas de frio que eu usava. Conforme continuamos a descer mais ao Sul, e especialmente no período em que estivermos em confronto com a frota baleeira, passaremos a usar as Mustang Suits durante a maior parte do tempo.

Foto por George Guimarães

Enquanto eu escrevo esse relatório no início da noite do dia 28 de dezembro (ainda madrugada no início do mesmo dia no Brasil), fomos chamados ao deck para (CENSORED) que, por motivo de segurança, só poderei descrever mais adiante. Para dizer a verdade, eu nem saberia como descrevê-lo nesse momento (CENSORED).

Assim que encontrarmos a frota baleeira, a nossa localização será conhecida e poderei comentar sobre os acontecimentos anteriores. Por hora, fica o suspense sobre (CENSORED) que a natureza tem nos ofertado durante essa expedição.


O dia de trabalho começa às 8 da manhã com uma reunião e encerra entre 5 e 7 da tarde. Como o trabalho no deck é trabalho de peão, fazemos vários intervalos para refeições. São cinco refeições no dia e há pães, doces (tudo vegano, é claro) café e chá disponíveis o tempo todo, já que os turno da Ponte de Comando e da Engenharia são de 24 horas. Com o trabalho pesado, estou comendo muito! Comi tanto hoje no almoço e nos intervalos que sequer consegui jantar.

Ontem, sob chuva, frio e vento, instalamos o sistema de defesa nas bordas do navio, impedindo que o navio seja embarcado por tripulantes que não foram convidados a estarem a bordo. O boato é que a frota japonesa teria a guarda costeira japonesa a bordo dos seus navios e uma tentativa de tomada do navio seguida da prisão da tripulação é uma possibilidade.

Um comentário:

  1. É verdade que para conseguir permanecer na Antartida tem que comer gordura animal devido a perda de calor do corpo?

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