Sim, acabou!

18 de fevereiro de 2011

Hoje é um grande dia para as baleias!

Agora é definitivo. Hoje, 18 de fevereiro, o governo do Japão ordenou que os navios retornassem ao porto no Japão!

Depois de décadas de matança de dezenas de milhares desses magníficos animais, hoje é o dia em que a caça de baleias no Santuário Antártico terminou!


Notícia publicada hoje no R7: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/japao-suspende-caca-as-baleias-na-antartida-20110218.html

Nota: O governo japonês deixa claro que o motivo do abandono da caça são as ações da Sea Shepherd (o que seria inegável).

Japão suspende caça às baleias na Antártida

País alega dificuldade de proteger seus navios de entidades ecológicas

Japão decidiu suspender sua campanha de caça às baleias na Antártida até o final da atual temporada, informou nesta sexta-feira o ministro da Agricultura e Pesca, Michihiko Kano. O anúncio foi feito via a TV estatal NHK.

- O ministro disse que a campanha será suspensa devido à dificuldade de se garantir a segurança das tripulações diante do assédio incessante da Sea Shepherd.

A Sea Sheperd é uma organização ecológica que, com navios próprios, ataca os pesqueiros japoneses, danificando suas estruturas e impedindo-os de caçar os mamíferos marinhos.

A Agência de Pesca já havia anunciado, na quarta-feira, a suspensão das atividades do Nisshin Maru, navio-fábrica da frota baleeira, por questões de segurança.

As capturas da frota japonesa, que tem uma cota anual de cerca de mil cetáceos, foram de apenas 507 baleias no ano passado, fato que a Agência de Pesca atribuiu às atividades de "obstrução" da Sea Shepherd.

Captura proibida

O Japão caça anualmente centenas de baleias na Antártica em nome da "pesquisa científica", já que a captura comercial do cetáceo está proibida desde 1986.

A baleia jubarte, principal alvo dos perqueiros, é uma espécie ameaça de extinção. estima-se que existam cerca de 35 mil desses animais, somando-se todos os oceanos.

 As autoridades japonesas afirmam que o consumo de carne de baleia é uma tradição ancestral no arquipélago.

Na última segunda-feira (14), o denominado "grupo de Buenos Aires", integrado por Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai, pediu ao Japão que ponha fim à "caça científica" de baleias.


=================


Acabou?

Japoneses anunciam a possibilidade de voltarem para casa mais cedo

Japoneses anunciam a possibilidade de sair de vez da Antártida e atribuem o motivo à ação da Sea Shepherd, que fez com que conseguissem matar menos de 10% dos animais que pretendiam.
Como a Sea Shepherd está na traseira do navio-fábrica, o que impede a atividade de caça, a matança está suspensa e um membro do governo japonês anunciou que nesse momentoestão estudando a possibilidade de trazer a frota de volta 

Tudo pode ser mudado. Basta agir!

17 de fevereiro de 2010

Notícia do jornal O Estado de São Paulo:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110217/not_imp680597,0.php

O Japão decidiu suspender temporariamente a caça de baleias na Antártida. O país alega que os tripulantes dos navios baleeiros estão em risco por causa da perseguição e dos ataques feitos pela ONG Sea Shepherd - os japoneses dizem que os ativistas têm agido de forma violenta.

Apesar de a caça ter sido proibida em 1986, os japoneses têm permissão para fazer o que chamam de caça científica. Neste ano, tinham o direito de caçar 945 baleias para realizar pesquisas, mas ficaram abaixo da cota. A carne das baleias mortas pode ser vendida no mercado interno. Segundo Tatsuya Nakaoku, da agência de pesca japonesa, a caça deve ser retomada quando as condições forem consideradas mais seguras. Porém, ele não informou por quanto tempo a suspensão deve ser mantida. O Sea Shepherd comemorou a decisão. "Deviam ter suspendido há 10, 15 anos. É moralmente e legalmente errado matar baleias", afirma Grant Pereira, ligado à ONG.

O brasileiro George Guimarães, nutricionista e defensor dos direitos dos animais, participou dessa campanha do Sea Shepherd. "É gratificante ver o resultado do trabalho", diz. Ao encontrar e conseguir bloquear o navio da frota, Nisshin Maru, a ONG impediu que os japoneses continuassem caçando. "Na campanha passada já tiveram prejuízo. Nesta, será ainda maior. Não vale a pena manter a tripulação na Antártida sem conseguir caçar."


Veja abaixo a notícia do Sky News da Austrália:


video
 
 

 

Japanese whalers have suspended their Antarctic hunt and are considering ending their mission early, a fisheries official says.
Activists from the US-based militant environmental group the Sea Shepherd Conservation Society have pursued and harassed the Japanese fleet for months to stop its harpoon ships from killing the sea mammals.
'(The factory ship) the Nisshin Maru, which has been chased by Sea Shepherd, has suspended operations since February 10 so as to ensure the safety (of the crew)', Japanese Fisheries Agency official Tatsuya Nakaoku said.
'We are now studying the situation, including the possibility of cutting the mission early,' he told Agence France-Presse in Tokyo, confirming media reports, but stressing that 'nothing has been decided at this point'.

7 comentários:

  1. VITÓRIA!

    Sinto orgulho e felicidade imensos por uma vitória da causa animal desta proporção. Orgulho também por um brazuka estar envolvido.

    Vida longa às baleias! Viva e deixe viver!

    ResponderExcluir
  2. Senscional, George! Parabéns a todos que um dia sonharam com essa realização.

    ResponderExcluir
  3. Hoje é dia de comemoraçao, de festa!Isso entra para história e marca o inicio do crescimento de nossas esperanças, de que é possível acabar com o especismo! Esses heróis devem nos inspirar sempre a nao desanimar com pedras em nosso caminho, pois eles enfrentaram condiçoes extremas e conseguiram! Voltam vitoriosos dessa batalha, mas a guerra ainda está lá fora, acontecendo!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu George! Te agradeço do fundo do coração.

    Vai rolar alguma comemoração no vegethus?!?!

    ResponderExcluir
  5. Essa notícia alimenta nossa esperança pela libertação Animal,e prova que lutar também nos leva a Vitória!

    ResponderExcluir
  6. George, como aniversariante de fevereiro, tal qual você, alegra-me esse grande presente que representa a luta a favor da causa. Que seu exemplo de garra e dedicação inspire outras pessoas (tal qual me inspira) a se rebelarem contra a inércia e indiferença em relação aos animais. PARABÉNS A VOCÊ E TODA A EQUIPE.

    AS BALEIAS AGRADECEM!

    ResponderExcluir
  7. Viva a Vida!!! Sempre que acreditamos acontece, este é mais um fato para provar que o mundo caminha para liberdade e paz. Um mundo sem preconceito, matança, 'roubalheira', etc. nos aguarda, vamos trabalhar em prol deste mundo perfeito que John Lennon já pregava. =D

    ResponderExcluir